A alta demanda está causando longas horas de espera para confirmação de diagnósticos
Por:
A alta demanda está causando longas horas de espera para confirmação de diagnósticos
Por:
Hospitais particulares e públicos de Belo Horizonte encontram-se superlotados devido ao aumento de pacientes apresentando sintomas de dengue. O aumento expressivo na procura por atendimento médico se reflete em longas horas de espera para o resultado de exames que podem confirmar ou descartar a doença. Em alguns casos, a espera chegou a cinco horas.
Um aumento de mais de 700% na procura por atendimento foi relatado por uma das redes de saúde. Os hospitais estão tomando medidas para reforçar o quadro de profissionais para lidar com a demanda crescente.
O Hospital Felício Rocho confirmou ao jornal O Tempo um aumento de 70% no atendimento a pacientes com infecções por arbovírus nas últimas quatro semanas. Outra rede de saúde particular também confirmou um aumento significativo nos atendimentos.
Os hospitais estão se adaptando ao aumento da demanda, com ações para reforçar a capacidade de acolhimento dos pacientes. “Estamos nos preparando com ações de enfrentamento, desde o final do ano passado, quando houve sinalização de potencial aumento dos casos”, informou uma das redes de saúde.
Minas Gerais registrou 16 mortes confirmadas por dengue em 2024, conforme relatório divulgado pelo Ministério da Saúde na quarta-feira (14). O boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG) deve ser divulgado ainda nesta semana.
Segundo o relatório do ministério, 100 óbitos estão aguardando resultados laboratoriais para confirmação ou descarte. Cerca de 62 mil casos foram confirmados no estado e outros 115 mil são considerados prováveis.