Belo Horizonte deve ter epidemia de dengue nas próximas semanas

A capital mineira deve atingir o pico da doença entre o final de fevereiro e o início de março, conforme o Secretário Municipal de Saúde

Por:

Nas próximas semanas, Belo Horizonte deve enfrentar uma epidemia de dengue. De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, o pico da doença deverá ser atingido entre o final de fevereiro e o início de março.

“Estamos diante de uma escalada no número de casos, essa numeração indica um período pré-epidêmico. Nas próximas semanas, entraremos numa fase de epidemia, entre o final de fevereiro e início de março”, afirmou Danilo Borges, Secretário de Saúde de BH.

Números atuais da dengue em BH

Atualmente, Belo Horizonte registra 947 casos confirmados de dengue e outros 5.781 suspeitos. Quanto à febre chikungunya, a cidade tem 59 casos confirmados e 133 em investigação. Não há casos de Zika registrados.

A prefeitura de Belo Horizonte está se organizando para atender os pacientes que irão procurar os serviços de saúde com sintomas de dengue. “Não nos pega de surpresa, as arboviroses (dengue, chikungunya e zika) têm surtos a cada três anos, então, já prevíamos ter uma escalada em 2024. Dentre várias ações que são tomadas, estamos no momento de reforçá-las”, comentou Borges.

Medidas de combate à epidemia

Entre as ações para combater a epidemia, estão a ampliação de plantões nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), fiscalização em imóveis abandonados públicos e privados com capinação. Além disso, os proprietários que não realizarem a limpeza dos lotes podem ser multados.

Tags: dengue
Home » Cidades » Belo Horizonte deve ter epidemia de dengue nas próximas semanas

Notícias Relacionadas