Belo Horizonte enfrenta fortes chuvas e alerta de risco geológico

Temporal na madrugada de quarta-feira leva Defesa Civil a emitir alertas de risco geológico em quatro regionais da cidade

Por:

Na transição de estação, Belo Horizonte foi atingida por uma forte tempestade na madrugada de quarta-feira (20). A intensidade das chuvas levou a Defesa Civil a emitir um alerta para risco geológico elevado e moderado em quatro bairros da cidade.

A região Noroeste e Oeste estão sob alerta para risco geológico elevado, enquanto as regiões Nordeste e Barreiro estão classificadas como risco moderado. Em apenas quatro horas da madrugada, a região Noroeste registrou quase 33% da precipitação esperada para o mês de março, enquanto a região Oeste registrou 31%.

Chuvas causam estragos em Belo Horizonte

No Barreiro, a chuva já equivale a quase 20% do esperado para o mês inteiro. Em contraste, a região Nordeste, apesar do alerta de risco geológico, teve apenas 2% do volume de chuva esperado.

Nos primeiros 20 dias do mês, as regiões Centro-Sul e Oeste ultrapassaram a média de precipitação esperada para todo o mês de março, com 229,6 mm e 215,0 mm, respectivamente. A média climatológica para o mês é de 197,5 mm. Ou seja, as regiões registraram 116,3% e 108,9% do acumulado de chuvas em março. O Barreiro está próximo da marca, com 193,9 mm, que representa 98,2% da média esperada.

Recomendações da Defesa Civil

A Defesa Civil adverte os moradores dessas regiões para que prestem atenção ao grau de saturação do solo, sinais construtivos e cuidados com possíveis quedas de muros, deslizamentos e desabamentos.

Caso algum destes sinais seja notado, a recomendação é para que as pessoas deixem o imóvel imediatamente e contatem a Defesa Civil (199). Em situações de emergência, deve-se acionar o Corpo de Bombeiros Militar (193).

Tags: chuva bh
Home » Cidades » Belo Horizonte enfrenta fortes chuvas e alerta de risco geológico

Notícias Relacionadas