Bombeiros confirmam elevadores irregulares da Cidade Administrativa

Por:

Durante uma audiência na Assembleia Fiscaliza nesta quinta-feira (20), o comandante-geral do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho, admitiu que os principais prédios do poder Executivo mineiro, conhecidos como Minas e Gerais, operam sem o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). Apesar de confirmar a irregularidade, Botelho destacou que não há risco iminente que justifique a interdição dos edifícios.

Irregularidade dos elevadores

Os prédios, segundo o coronel, estão tecnicamente irregulares pela falta do AVCB. No entanto, a presença de sistemas preventivos, como hidrantes, extintores e rotas de fuga, permite que continuem em funcionamento. “Os prédios, não tendo AVCB, estão irregulares. Porém, o que minimiza a questão da Cidade Administrativa, e nós já fizemos diversas vistorias, é que ela tem diversos sistemas preventivos”, afirmou ele durante a sessão.

Problemas nos elevadores

Os prédios foram palco de um grave incidente em novembro de 2023, quando um servidor público de 66 anos morreu após um mal súbito. Ele tentava subir os 13 andares do edifício Minas devido à paralisação dos elevadores causada por uma pane elétrica. Uma investigação posterior revelou falhas na fixação dos contrapesos dos elevadores, o que exigiu um reforço estrutural de todos os pilares metálicos.

Esforços de regularização

Desde 2019, os Bombeiros debatem a regularização dos prédios e, segundo Botelho, um cronograma de ações foi estabelecido no ano passado para resolver as pendências. “A coisa foi caminhando. No ano passado, da mesma forma, ficou acordado que a gente faça um cronograma para que ele vá sendo executado para que haja a regularização”, explicou.

Reparos nos elevadores

Em uma medida para solucionar os problemas identificados, o governo estadual, através da Companhia de Desenvolvimento (Codemge), contratou no último dia 7 de junho, um serviço de reparo nos elevadores com um custo estimado em R$ 2,5 milhões. As obras estão previstas para serem concluídas até o fim deste ano.

Tags: Cidade Administrativa, Governo de Minas
Home » Cidades » Bombeiros confirmam elevadores irregulares da Cidade Administrativa

Notícias Relacionadas