Carnaval BH: prefeitura anuncia mudanças para ambulantes e blocos

Prefeitura de Belo Horizonte revela mudanças no cadastro de ambulantes, circuito gastronômico e liberação de espaços públicos para ensaios

Por:

A Prefeitura de Belo Horizonte anunciou nesta quinta-feira (19) várias novidades para o Carnaval 2025, que acontecerá oficialmente entre 15 de fevereiro e 9 de março. Com um orçamento de R$ 20 milhões, a administração municipal planeja implementar mudanças significativas para melhorar a experiência dos foliões e organizadores.

O prefeito Fuad Noman destacou a importância do investimento: “Esse é o recurso que vou colocar diretamente na estrutura. Não estou considerando os R$ 15 milhões que eu vou gastar com limpeza, não estou considerando os outros gastos que a prefeitura… O Carnaval é o evento mais importante de turismo de Belo Horizonte e, por isso, a prefeitura precisa aportar recurso”.

Uma das principais mudanças é o cadastramento de ambulantes, que agora poderá ser feito online ou presencialmente a partir de dezembro. Esta medida visa reduzir as longas filas que marcaram o processo nos anos anteriores, quando mais de 20 mil pessoas participaram.

A prefeitura também anunciou a liberação de espaços públicos para ensaios dos blocos, escolas de samba e blocos caricatos. Serão disponibilizados 13 centros culturais e 58 parques municipais, mediante agendamento prévio.

Outra novidade é a criação de um Circuito Gastronômico, que contará com uma curadoria especial dos melhores bares e restaurantes da capital mineira, localizados ao longo do trajeto dos foliões.

Do orçamento total, 38% será investido no fomento dos atores da folia, com previsão de liberação dos recursos ainda este ano. O regulamento para os desfiles e o edital de fomento aos blocos de rua serão publicados na primeira semana de outubro.

A administração municipal também está buscando parcerias com empresas privadas. “Vamos dar oportunidade às empresas que queiram participar, queiram colocar o nome na avenida. A prefeitura buscará parcerias para fazer isso, espero que venha, mas se não vier, temos o suficiente para fazer o melhor Carnaval de rua”, afirmou Fuad.

Tags: carnaval bh, prefeitura de BH
Home » Cidades » Carnaval BH: prefeitura anuncia mudanças para ambulantes e blocos

Notícias Relacionadas