Unidade temporária ao lado da Upa Norte desafoga sistema de saúde com atendimentos de arboviroses
Por:
Unidade temporária ao lado da Upa Norte desafoga sistema de saúde com atendimentos de arboviroses
Por:
Em apenas dois meses, o hospital montado em Belo Horizonte para lidar com o surto de arboviroses, realizou 7.794 atendimentos e 1.328 internações. Este número é uma resposta direta à crescente demanda por serviços médicos devido à dengue, zika e chikungunya. O objetivo principal é fornecer assistência médica adequada aos pacientes afetados por essas doenças.
O secretário municipal de saúde, Danilo Borges Matias, avalia que a instalação do hospital de campanha tem sido vital para o sistema de saúde local. “A quantidade de pacientes assistidos é superior ao número registrado em algumas Upas”, afirmou ele. Segundo Matias, “na UPA Nordeste, por exemplo, foram 4.800 atendimentos às pessoas com suspeita de dengue. A estratégia da Prefeitura de implantar o hospital foi essencial para conseguirmos garantir a assistência adequada, em um cenário de grande pressão na demanda por atendimento”.
O hospital, instalado ao lado da Upa Norte, opera em uma tenda de 320 metros quadrados, cedida pela Defesa Civil de Minas Gerais. A estrutura é composta por um Centro de Atendimento às Arboviroses (CAA) e uma Unidade de Reposição Volêmica (URV), equipada com leitos para hidratação venosa para pacientes que necessitam de internação. Funcionando incessantemente, o hospital atende 24 horas por dia, todos os dias da semana.