Os números da dengue, chikungunya e zika continuam a crescer em Minas Gerais, com o estado liderando o número de casos de dengue no Brasil em 2024
Por:
Os números da dengue, chikungunya e zika continuam a crescer em Minas Gerais, com o estado liderando o número de casos de dengue no Brasil em 2024
Por:
A epidemia de dengue em Minas Gerais continua com sua progressão alarmante. Nos últimos dois dias, foram confirmadas mais 11 mortes pela doença, totalizando 111 desde o início do ano. Esses dados estão disponíveis no painel de monitoramento da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), atualizado na última quarta-feira (20), e podem sofrer alterações em até 60 dias.
No território mineiro, o número de casos confirmados de dengue é 251.805. Para se ter uma noção, em pouco mais de duas semanas, houve um aumento de 74% – no dia 4 de março, eram 144.319 diagnósticos. Além disso, outros 670.570 casos prováveis estão sob análise em Minas Gerais. O Estado lidera o número de casos confirmados de dengue no Brasil neste ano de 2024.
*Chikungunya:*
Houve o registro de 39.580 casos de chikungunya em Minas Gerais, e outros 61,1 mil estão sob investigação. Até a presente data, foram confirmadas 24 mortes.
*Zika:*
Foram registrados 14 casos de zika em Minas Gerais, e outros 141 estão em investigação. Até o momento, não foram confirmadas mortes por este vírus.
Devido ao aumento dos casos de dengue e chikungunya, o governador Romeu Zema (Novo) decretou situação de emergência em saúde pública. O decreto foi publicado no Diário Oficial do governo de Minas Gerais em 27 de janeiro e tem validade de 180 dias.
Conforme o texto, estão autorizadas todas as medidas administrativas e assistenciais necessárias para conter o crescimento de casos dessas doenças, em especial a aquisição de insumos e materiais para atender à situação emergencial.