Fechamento da Rua Sapucaí gera polêmica entre moradores em BH

Interdição temporária para testes de trânsito na Rua Sapucaí, BH, provoca debates entre moradores e comerciantes sobre impactos

Por:

Em Belo Horizonte, a rua Sapucaí, localizada no bairro Floresta, região Centro-Sul, teve seu trânsito fechado nesta segunda-feira (6), sem afetar inicialmente o fluxo de veículos. A interdição, que faz parte de um teste operacional da prefeitura, está prevista para durar até o dia 12. O objetivo é avaliar mudanças no tráfego e integrar o local ao projeto de requalificação do Centro da cidade. As faixas de tecido demarcaram a área e agentes da BHTrans foram designados para orientar os motoristas durante o período.

Detalhamento do projeto de requalificação

A requalificação prevista inclui uma série de intervenções urbanísticas no trecho de 600 metros entre as avenidas Assis Chateaubriand e Francisco Sales. A proposta é reduzir o acesso de veículos e melhorar a utilização do espaço por visitantes e moradores. Entre as mudanças, estão a pavimentação com ladrilho hidráulico e pedra portuguesa, a criação de uma ciclovia bidirecional, novos mobiliários urbanos como bancos e cestos coletores, além de melhorias na drenagem, arborização e paisagismo.

Em matéria do jornal Hoje em Dia, a comunidade local compartilhou opiniões divididas sobre a interdição. Bruna Santos, assessora jurídica de 31 anos, vê com bons olhos a iniciativa. “O projeto é interessante, pois viabiliza o acesso à rua para todo mundo. Mas vai ter alguns transtornos, como a garagem do prédio onde moro, que precisará ser modificada. Mas de maneira geral vai ser melhor para todo mundo”.

Por outro lado, Juliane Silva, 54 anos, expressa preocupação especialmente para o comércio. “É um assunto muito polêmico, pois a população vai ganhar um espaço de lazer, com pista de caminhada e tudo, mas a gente tem que pensar em quem mora aqui, quem tem comércio, quem depende dos carros que estacionam por aqui terá prejuízo”,

O engenheiro Ediney Silva, 47 anos, sugere uma abordagem mais moderada. “Fechar aos finais de semana seria interessante, como um local de entretenimento, mas fechar ao longo do tempo vai prejudicar o trânsito na região. Em dias de semana, principalmente no horário de pico no fim do dia, trará congestionamentos”.

Alterações no transporte público

Com o fechamento da rua, houve necessidade de alterar o itinerário de várias linhas de ônibus. Informações detalhadas sobre as mudanças estão sendo disponibilizadas em cartazes dentro dos ônibus e nos pontos substitutos indicados na avenida Assis Chateaubriand e na avenida Francisco Sales.

Ao finalizar o período de teste, a prefeitura de Belo Horizonte apresentará um relatório sobre o impacto do fechamento no fluxo de veículos e na vida da comunidade, considerando as diversas opiniões e dados coletados durante a experiência.

Tags: prefeitura bh
Home » Cidades » Fechamento da Rua Sapucaí gera polêmica entre moradores em BH

Notícias Relacionadas