Incêndios atingem cinco unidades de conservação em Minas Gerais

Corpo de Bombeiros e brigadistas trabalham intensamente para combater as chamas em parques estaduais e áreas de proteção ambiental

Por:

Cinco unidades de conservação em Minas Gerais estão enfrentando incêndios nesta segunda-feira (2). O Corpo de Bombeiros está atuando em diversas frentes para combater as chamas que ameaçam importantes áreas naturais do estado.

No Parque Estadual do Itacolomi, na divisa entre Mariana e Ouro Preto, novos focos de incêndio foram identificados na noite de domingo (1°). Esta área já havia sido afetada por um incêndio que durou mais de uma semana em agosto.

O foco atual está em uma área conhecida como Cibrão, em Mariana. A gerente da Unidade de Conservação detectou as chamas, e o combate foi iniciado na manhã de segunda-feira. Cinco bombeiros e 18 brigadistas estão trabalhando na região para conter o avanço do fogo.

No Refúgio de Vida Silvestre Estadual Serra das Aroeiras, entre Pedro Leopoldo e São José da Lapa, brigadistas do Instituto Estadual de Florestas (IEF) estão monitorando a situação. Uma equipe do Corpo de Bombeiros está a caminho para realizar uma nova vistoria.

O Parque Estadual da Serra do Brigadeiro, na Zona da Mata, entrou no segundo dia de operações contra incêndios. As equipes estão realizando o dimensionamento e monitoramento dos focos em zona de amortecimento por meio de sobrevoo. Militares e brigadistas foram transportados para o local por aeronave para combater as chamas diretamente.

Na Área de Proteção Ambiental (APA) Estadual Seminário Menor de Mariana, os bombeiros conseguiram controlar um incêndio que foi detectado no sábado (31). As equipes permanecem no local para monitoramento.

O Parque Estadual da Serra do Cabral também está sendo afetado pelas chamas, com o combate concentrado na região de João Correia. “O local é de difícil acesso, por ter o relevo acidentado”, informaram os bombeiros.

Quatro militares estão trabalhando no local, junto com uma equipe da Associação Mineira de Defesa do Ambiente (AMDA).

Tags: incêndio, Minas Gerais
Home » Cidades » Incêndios atingem cinco unidades de conservação em Minas Gerais

Notícias Relacionadas