Moradores de cidade mineira presenciam terremoto de magnitude 4,1

Sismo de magnitude 4.0 ocorre em Minas Gerais e repercute em São Paulo; não há feridos ou danos significativos relatados

Por:

Na manhã desta terça-feira (18), um tremor de terra de magnitude 4.0 foi registrado na cidade de Frutal, localizada no Triângulo Mineiro, e sentido até a região de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo. O sismo, que ocorreu sem deixar feridos, foi sentido em estruturas como prédios e uma escola, apesar de não apresentar danos significativos ou riscos para a população local.

O Observatório Sismológico da Universidade Federal de Brasília confirmou a ocorrência do tremor e reforçou a ausência de consequências graves. Por sua vez, a prefeitura de Frutal relatou que, além do abalo às 10h08, houve um segundo tremor às 10h19, com magnitude de 3.2, ambos percebidos pela maioria dos habitantes. “Estamos em constante contato com órgãos especializados para monitorar a situação”, informou a Defesa Civil municipal.

Prevenção e monitoramento

Em resposta aos eventos, a administração local emitiu recomendações para que, em caso de novos tremores, a população procure locais abertos e seguros, longe de estruturas potencialmente perigosas. Além disso, a colaboração com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC), a Rede Sismográfica do Brasil (RSBR) e o Serviço Geológico do Brasil (SGB) foi intensificada para garantir uma resposta adequada a possíveis novos sismos.

O Centro de Sismologia da USP destacou que já foram registrados 22 pequenos tremores na região de Frutal desde abril de 2023, sendo o desta terça-feira o de maior magnitude. “A sequência de tremores que observamos é típica de atividades geológicas naturais e está sob nosso constante monitoramento”, explicou um especialista do centro.

Tags: terremoto
Home » Cidades » Moradores de cidade mineira presenciam terremoto de magnitude 4,1

Notícias Relacionadas