Defesa Civil alerta para riscos à saúde devido à baixa umidade e altas temperaturas previstas para os próximos dias
Por:
Defesa Civil alerta para riscos à saúde devido à baixa umidade e altas temperaturas previstas para os próximos dias
Por:
Belo Horizonte enfrenta uma intensa onda de calor acompanhada de significativa queda na umidade do ar nesta segunda-feira (20). Segundo informações da Defesa Civil municipal, o céu permanecerá claro, com temperaturas diurnas elevadas e um clima predominantemente seco ao longo do dia. A mínima registrada foi de 16,1 °C, enquanto a máxima pode chegar aos 30°C, sem previsão de chuvas.
A combinação de alta temperatura e ausência de precipitação contribui para a deterioração da qualidade do ar, com a umidade relativa do ar atingindo índices preocupantes de cerca de 30% à tarde. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que a umidade ideal para a saúde humana deve oscilar entre 50 e 60%. Diante desse cenário, a Defesa Civil emitiu um alerta na última quinta-feira, válida até hoje, sobre os riscos decorrentes do tempo seco e da onda de calor, que se caracteriza pelo registro de temperaturas substancialmente mais altas que o normal em uma mesma região por no mínimo cinco dias consecutivos.
Durante este período crítico, a Defesa Civil de Belo Horizonte oferece várias formas para a população se manter informada e segura. Alertas sobre riscos de chuvas fortes, granizo, tempestades, entre outros fenômenos meteorológicos, podem ser recebidos através do Canal Público do WhatsApp (https://bit.ly/DefesaCivilBH), por SMS, enviando o CEP para o número 40199, e pelas redes sociais como Instagram, X, Facebook e o canal público do Telegram (defesacivilbh).
“É vital que a população siga as recomendações e se mantenha hidratada, tendo em vista os riscos à saúde que uma baixa umidade e altas temperaturas podem impor”, enfatiza a Defesa Civil.