Onda de calor e baixa umidade do ar atingem BH esta semana

Defesa Civil alerta para a baixa umidade do ar, com índices que podem atingir 30%, e recomenda cuidados especiais

Por:

A capital mineira está enfrentando uma intensa onda de calor. De acordo com o alerta emitido pela Defesa Civil nesta segunda-feira (13), a umidade relativa do ar na cidade pode chegar a preocupantes 30% durante o período da tarde, até às 18h de terça-feira (14). A previsão do tempo indica um dia de céu claro com temperaturas elevadas, podendo alcançar até 31°C.

Alerta de baixa umidade

A Defesa Civil destacou que “uma massa de ar seco mantém os índices de umidade relativa do ar baixos, em torno de 30%, no período da tarde, até 18h de terça-feira (14). Redobre a sua atenção e hidrate-se”. Essa condição pode acarretar diversos riscos à saúde, como desconforto nos olhos, boca e nariz, ressecamento da pele e dores de cabeça. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o índice ideal de umidade fique entre 50% e 80%.

Além dos riscos à saúde, o tempo seco aumenta o perigo de incêndios florestais. Diante dessa situação, a Defesa Civil aconselha a população a tomar uma série de precauções: beber muita água, umidificar o ambiente, evitar a exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, não praticar atividades físicas e evitar o consumo de bebidas diuréticas, como café e álcool.

Medidas de precaução

Em relação aos cuidados adicionais, a Defesa Civil oferece orientações claras para enfrentar esse período de baixa umidade. A população pode se informar e receber alertas de riscos diversos, como chuvas fortes e tempestades, por meio de canais oficiais como o WhatsApp, SMS, e redes sociais como Instagram, X, Facebook e Telegram.

Tags: calor
Home » Cidades » Onda de calor e baixa umidade do ar atingem BH esta semana

Notícias Relacionadas