O aumento tarifário sugerido pela Aneel será votado e pode entrar em vigor na última semana de maio
Por:
O aumento tarifário sugerido pela Aneel será votado e pode entrar em vigor na última semana de maio
Por:
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou nesta quinta-feira (16) uma proposta de reajuste tarifário médio de 7,32% para a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). Este índice ainda passará por votação na própria agência, com previsão de anúncio na próxima terça-feira (21). Se aprovado, o novo tarifário começará a vigorar na última semana de maio.
O documento da Aneel detalha que o aumento proposto se deve, em parte, ao ressarcimento não compensado do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na compra de energia, além de um aumento significativo no custo total de transmissão. Estes fatores contribuíram diretamente para a sugestão de ajuste nas tarifas.
A Cemig atende mais de 9 milhões de unidades consumidoras, incluindo residências, comércios, indústrias, iluminação pública e áreas rurais. O segmento industrial é o que mais consome energia dentro do perfil de clientes da Cemig, sendo responsável por 50,3% do consumo. Residências e comércios vêm em seguida, com 27,1% e 9,2% do consumo total, respectivamente.
De acordo com a Cemig, o contrato de concessão de distribuição estipula que o reajuste anual seja aplicado na última semana de maio. A Aneel, seguindo o procedimento padrão, realiza o anúncio da tarifa na terça-feira anterior ao dia 28 de maio, data estipulada pelo contrato para a aplicação do reajuste tarifário da Cemig D. Assim, o anúncio deste ano está marcado para ocorrer no dia 21 de maio.