Defensoria Pública lança cartilha para ajudar clientes que foram penalizados com o cancelamento de pacotes promocionais
Por:
Defensoria Pública lança cartilha para ajudar clientes que foram penalizados com o cancelamento de pacotes promocionais
Por:
A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) divulgou uma cartilha virtual com orientações para os clientes prejudicados pela compra de pacotes de viagens da 123milhas, agência que entrou em recuperação judicial em 2023.
O documento detalha as medidas tomadas pela Defensoria Pública e as expectativas de reembolso dos valores pagos pelos clientes. É importante ressaltar que, geralmente, os clientes são os últimos a receber pagamentos de empresas em recuperação judicial.
Os reflexos da recuperação judicial da 123milhas nos direitos do consumidor e as etapas que os clientes devem seguir para solicitar os valores também são discutidos no documento. A cartilha está disponível no site da Defensoria Pública.
No dia 18 de agosto, a agência de viagens 123milhas surpreendeu milhares de clientes ao anunciar o cancelamento de pacotes de viagens promocionais, que atraíram muitas pessoas devido ao baixo custo. A decisão irritou os clientes e rapidamente fez com que a empresa ocupasse o primeiro lugar no ranking de empresas mais ‘denunciadas’ no portal ReclameAQUI.
No dia 29 de agosto, a 123milhas entrou com um pedido de recuperação judicial na 1ª Vara Empresarial da Comarca de Belo Horizonte, em Minas Gerais. No pedido, a empresa afirmou estar enfrentando a ‘pior crise financeira de sua história’ e alegou que ‘fatores internos e externos causaram um aumento significativo de seus passivos nos últimos anos’. O pedido foi aceito pela justiça em 31 de agosto.