Apesar de inelegibilidade, PL quer Bolsonaro como candidato em 2026

Valdemar Costa Neto, presidente do PL, manifesta apoio a Bolsonaro para as eleições presidenciais de 2026, mesmo ele estando inelegível

Por:

O líder do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, declarou durante um anúncio na TV que o partido pretende ter Jair Bolsonaro como candidato nas eleições presidenciais de 2026, apesar de sua inelegibilidade por oito anos, determinada pela Justiça Eleitoral desde as eleições de 2022. Costa Neto não mencionou a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que impede Bolsonaro de concorrer.

“Nós queremos o Bolsonaro candidato a presidente do Brasil pelo PL”, afirmou ele, destacando o desejo do partido em contar com o ex-presidente na próxima disputa eleitoral. Apesar da inelegibilidade de Bolsonaro, Valdemar Costa Neto sugeriu que, caso Bolsonaro não possa concorrer, ele mesmo indicará quem será o candidato. “Se ele não for, quem decide quem vai ser o candidato a presidente é o Bolsonaro”, disse na inserção.

Outras alternativas

Enquanto o PL se alinha a Bolsonaro, outras vozes na política brasileira buscam alternativas menos polarizadas. O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), expressou a necessidade de uma opção “menos radical” para a direita enfrentar Lula em 2026. “O Tarcísio [de Freitas, governador de São Paulo] tem sido um grande exemplo”, apontou Lima em resposta ao jornal O Globo.

A estratégia de Bolsonaro de centralizar a escolha dos candidatos foi reforçada pelos seus comentários, mesmo diante de sua situação eleitoral. Wilson Lima, por outro lado, reconheceu a influência de Bolsonaro no ressurgimento da direita, mas enfatizou a necessidade de moderar o discurso. “[O bolsonarismo] não enfraquece, mas busca um caminho de centro”, afirmou.

Outros políticos como Romeu Zema, governador de Minas Gerais, e Ronaldo Caiado, governador de Goiás, ambos do União Brasil, também são cotados como possíveis candidatos à vaga que seria de Bolsonaro. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro foi sondada, mas segundo o ex-presidente, ela não pretende entrar na disputa.

Tags: bolsonaro, eleições 2026, PL
Home » Política » Apesar de inelegibilidade, PL quer Bolsonaro como candidato em 2026

Notícias Relacionadas