Ausência de Zema e Caiado em conferência em Santa Catarina chama atenção

Governadores de direita faltam a evento conservador em SC, evidenciando possíveis rachaduras no apoio a Bolsonaro

Por:

A Conferência de Ação Política Conservadora (CPAC), realizada no último fim de semana em Balneário Camboriú, Santa Catarina, destacou-se pela ausência de importantes figuras políticas de direita. Organizado pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), o evento teve como figura central o ex-presidente Jair Bolsonaro e o presidente argentino Javier Milei, e focou na busca por anistia para Bolsonaro, atualmente inelegível até 2030.

Entre os nomes mais notados por sua ausência estavam os governadores Ronaldo Caiado (União Brasil) de Goiás, e Romeu Zema (Novo) de Minas Gerais, ambos anteriormente alinhados com o bolsonarismo e presentes em demonstrações de apoio anteriores. Segundo fontes ligadas à organização, nenhum dos dois foi formalmente convidado para o evento. Membros de suas equipes tentaram contato, mas sem a antecedência necessária para que pudessem organizar suas agendas.

Motivo da ausência dos governadores

“Não recebi o convite formalmente”, declarou o governador Zema, cuja assessoria de imprensa explicou que o convite veio apenas dois dias antes do evento, por meio do deputado estadual Bruno Engler (PL-MG), e que o governador não pôde comparecer devido a “questões logísticas de agenda”. Por outro lado, Caiado recebeu um convite por telefone de um deputado federal de Goiás durante o evento, mas recusou. “Nesta semana, fez dois anos que perdi meu filho. Minhas filhas vieram de São Paulo para ficar comigo e, psicologicamente, eu não tinha condições de sair de Goiás”, explicou Caiado.

A ausência desses e de outros líderes conservadores foi vista como indicativo do isolamento crescente dos bolsonaristas dentro do segmento de direita. A situação levanta questionamentos sobre as dinâmicas internas e o apoio contínuo ao ex-presidente Bolsonaro dentro de seu próprio espectro político.

Tags: bolsonaro, Javier Milei, romeu zema
Home » Política » Ausência de Zema e Caiado em conferência em Santa Catarina chama atenção

Notícias Relacionadas