Belo Horizonte tem recorde de número de pré-candidatos à prefeitura

A disputa se acirra com 14 pré-candidaturas já anunciadas. As definições de vices e apoios partidários continuam pendentes

Por:

A corrida eleitoral para a prefeitura de Belo Horizonte está se configurando como uma das mais disputadas dos últimos tempos, com pelo menos 14 pré-candidatos já confirmados, segundo levantamento da CNN. Os partidos têm até 15 de agosto para oficializar suas candidaturas, e até então, todos os envolvidos são considerados pré-candidatos. No primeiro turno, marcado para 6 de outubro, a cidade decidirá entre uma variedade de representantes de diferentes espectros políticos e profissionais.

Conheça os pré-candidatos

Dentro da lista destaca-se Ana Paula Siqueira, de 44 anos, representando o partido Rede Sustentabilidade. Ana Paula é assistente social, professora e deputada estadual, com um passado de atuação na prefeitura como subsecretária de Participação Popular e secretária adjunta de Governo. Importante mencionar que sua chapa ainda não tem um vice definido e também não recebeu apoio de outros partidos até o momento.

Outro nome de destaque é Bella Gonçalves, do PSOL, que aos 35 anos, já foi vereadora e é atualmente deputada estadual. Bella, que tem doutorado em Ciência Política pela UFMG e é publicamente reconhecida como lésbica, traz uma forte representação no debate sobre diversidade. A definição de seu vice, assim como apoios adicionais, permanece indefinida.

Bruno Engler, escolhido pelo PL, é o pré-candidato mais jovem, com apenas 26 anos. Seu perfil é marcado por já ter concorrido à prefeitura em 2020 e por coordenar o Movimento Direita Minas. Engler, que teve uma expressiva votação nas últimas eleições, também aguarda a confirmação de seu vice e de apoios de outros partidos.

Duda Salabert, pré-candidata pelo PDT, é notável por ser a primeira pessoa transgênero a se candidatar ao Senado e a vereadora mais bem votada de Belo Horizonte em 2020. Sua trajetória inclui também a presidência da ONG Transvest, que oferece cursos educacionais para pessoas transgênero e travestis. Assim como os demais, Duda ainda aguarda a definição de seu vice e de apoios partidários.

Fuad Noman, do PSD, atual prefeito e candidato à reeleição, apresenta um perfil técnico forte, com experiência em gestão pública e no setor privado. Sua candidatura até agora é a única que recebeu apoio explícito de outro partido, o União Brasil.

Carlos Viana é o pré-candidato do Podemos para a disputa pela prefeitura de Belo Horizonte. Jornalista de formação, Viana ficou conhecido principalmente por seus trabalhos na TV Record Minas, onde apresentou o programa de cobertura policial Balanço Geral e o MG Record, onde ficou até junho de 2018. No mesmo ano, foi eleito senador por Minas Gerais.

Gabriel Azevedo é pré-candidato pelo MDB à prefeitura de Belo Horizonte. Azevedo, que é vereador, atualmente também exerce o cargo de presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte.

Indira Xavier foi escolhida pela UP para disputar a prefeitura de Belo Horizonte. Natural de Maceió, capital de Alagoas, ela já foi candidata a cargos eletivos em Minas Gerais em três ocasiões: em 2006 e 2010, concorreu para deputada estadual. Em 2018, tentou o governo de Minas, mas não foi eleita em nenhum dos pleitos.

João Leite é o pré-candidato do PSDB para disputar a prefeitura de Belo Horizonte. Tem uma extensa trajetória política: começou como vereador em 1993 e, em 1995, foi eleito deputado estadual, cargo que exerce até hoje. Além disso, também atuou como secretário estadual de Desenvolvimento Social e Esportes durante o governo de Aécio Neves (PSDB).

Luísa Barreto é pré-candidata à prefeitura de Belo Horizonte pelo partido Novo. Ela já disputou a prefeitura em 2020 e estava até ontem como secretária de Planejamento e Gestão de Minas Gerais. Também já foi secretária-adjunta na mesma pasta entre 2019 e 2020.

Mauro Tramonte foi escolhido pelo Republicanos para disputar a prefeitura de Belo Horizonte. Tramonte, que é jornalista, ficou conhecido por apresentar o programa Balanço Geral na Record Minas. Em 2018, iniciou sua carreira política ao ser eleito deputado estadual de Minas Gerais, cargo para o qual se reelegeu em 2022.

Paulo Brant é pré-candidato à prefeitura de Belo Horizonte pelo PSB. Brant tem experiência política como pré-candidato apresenta um mandato como vice-governador de Minas Gerais, cargo que ocupou entre 2019 e 2023 na chapa de Romeu Zema (Novo).

Rogério Correia, do PT, é deputado federal por Minas Gerais desde 2018. Tem experiência como educador em sua carreira. Como parlamentar, se destacou por sua atuação em temas como segurança de barragens e direitos trabalhistas, especialmente após o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho.

Wanderson Rocha foi escolhido pelo PSTU. Ele tem a carreira formada na área da educação, e é professor da rede municipal de ensino da capital mineira. Chegou a ser candidato a deputado estadual em 2018 e a prefeito em 2020, mas não se elegeu.

Tags: eleições 2024
Home » Política » Belo Horizonte tem recorde de número de pré-candidatos à prefeitura

Notícias Relacionadas