Brasil é considerado um dos países mais corruptos, segundo pesquisa

O país agora ocupa a 104ª posição entre 180 países, com desempenho abaixo da média global

Por:

Em uma queda significativa, o Brasil perdeu dois pontos e caiu 10 posições no Índice de Percepção de Corrupção (IPC) de 2023. De acordo com dados divulgados pela Transparência Internacional nesta terça-feira (30) o país agora ocupa a 104ª posição entre 180 países avaliados.

O IPC é o principal indicador de corrupção do mundo e avalia os países com notas de 0 a 100, sendo que quanto maior a nota, maior a percepção de integridade do país. Segundo a Transparência Internacional, os 36 pontos alcançados pelo Brasil representam um desempenho ruim. Isso coloca o país abaixo da média global, que é de 43 pontos, da média regional para as Américas (43 pontos), da média dos Brics (40 pontos) e ainda mais distante da média do G20 (53 pontos) e da OCDE (66 pontos).

Desafios na luta contra a corrupção

A entidade aponta que “os anos de Jair Bolsonaro na Presidência da República deixaram a lição de como, em poucos anos, podem ser destruídos os marcos legais e institucionais anticorrupção que o país levou décadas para construir, e o primeiro ano de Luiz Inácio Lula da Silva na Presidência deixa a lição de como é (e ainda será) desafiadora a reconstrução”. A Transparência Internacional ainda destaca que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva vem falhando na reconstrução dos mecanismos de controle da corrupção e do sistema de freios e contrapesos democráticos.

Classificação global de percepção de corrupção

Na classificação global do IPC, a Dinamarca ocupa a primeira posição com 90 pontos, seguida pela Finlândia com 87, Nova Zelândia com 85, Noruega com 84 e Cingapura com 83. No final da lista, com as piores pontuações, estão Turcomenistão e Guiné Equatorial com 18 pontos, Haiti, Coreia do Norte e Nicarágua com 17, Iêmen com 16, e Sudão do Sul, Síria, Venezuela e Somália com respectivamente 13 e 11 pontos.

Tags: corrupção, principal
Home » Política » Brasil é considerado um dos países mais corruptos, segundo pesquisa

Notícias Relacionadas