Carlos Viana deixa Senado e dá lugar a ex-secretário da Prefeitura de BH

Carlos Viana se afastará do Senado em julho para focar em sua pré-candidatura à Prefeitura de Belo Horizonte

Por:

Em uma movimentação política significativa, o senador Carlos Viana (Podemos) anunciou que se licenciará do Senado em julho para concorrer à Prefeitura de Belo Horizonte. Viana cederá seu lugar a Castellar Guimarães Neto, ex-secretário de Governo de Fuad Noman (PSD), como parte de um acordo com Marcelo Aro (PP), secretário da Casa Civil do governo de Romeu Zema (Novo), buscando unificar o Podemos em torno de sua pré-candidatura.

O senador estava em negociações para uma possível filiação ao partido Republicanos, que foram interrompidas por um acordo em nível nacional. “Eu espero que o vice venha do Republicanos. É um acordo que nós temos desde o início. Isso foi feito em âmbito nacional entre a presidência do Podemos e a presidência do Republicanos”, explicou Viana durante uma entrevista à FM O TEMPO 91,7. Este acordo inclui também uma cooperação relacionada à Câmara dos Deputados.

Negociações e conflitos partidários

As expectativas de Viana para uma aliança com o Republicanos sofreram um golpe quando Mauro Tramonte (Republicanos) confirmou sua pré-candidatura à Prefeitura de Belo Horizonte. Segundo Gilberto Abramo, presidente do Republicanos na capital, ‘Não tem como falarmos em vice uma vez que estamos definidos como cabeça de chapa’. Isso complica a situação para Viana, que sem o apoio do Republicanos, precisa ainda mais do suporte unificado do Podemos.

Tramonte, por sua parte, hesitava em sua decisão de candidatar-se, buscando garantias financeiras do partido. “Não é brincadeira ser pré-candidato de uma das maiores capitais do Brasil. É preciso pensar em todos os sentidos, e agora nós conversamos. A gente precisava sentar e definir as metas e as ideias”, disse Tramonte à imprensa, explicando o motivo de sua indecisão anterior.

Viana, apesar de não ser obrigado a se licenciar do Senado, vê como justa a reivindicação de seu suplente para assumir o cargo durante sua campanha. “Não acho fora de possibilidade (me licenciar) desde que a gente tenha todo o Podemos, inclusive, as chapas que estão sendo montadas de (candidatos a) vereadores em apoio ao meu nome”, ponderou o senador.

Tags: Carlos Viana, eleições 2024
Home » Política » Carlos Viana deixa Senado e dá lugar a ex-secretário da Prefeitura de BH

Notícias Relacionadas