A quinta-feira (25) marcou cinco anos de um dos maiores desastres ambientais do país
Por:
A quinta-feira (25) marcou cinco anos de um dos maiores desastres ambientais do país
Por:
Há cinco anos, Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte, foi palco de uma das maiores tragédias ambientais do Brasil. O rompimento da barragem da Mina do Córrego do Feijão resultou na morte de 272 pessoas.
A lembrança dessa data foi marcada por um grande ato em Brumadinho nesta quinta-feira (25). O evento fez parte de uma série de atividades, incluindo um seminário para discutir o caso, uma carreata e um momento de louvor.
No entanto, a tragédia que comoveu o Brasil e o mundo recebeu pouca atenção dos políticos mineiros. Dos 133 parlamentares de Minas Gerais, que incluem três senadores, 53 deputados federais e 77 deputados estaduais, apenas 30 se manifestaram em suas redes sociais. Isso representa apenas 22,55% do total.
A Assembleia Legislativa teve a maior representação, com 20 dos 77 deputados mencionando a tragédia em suas postagens. Dos deputados mineiros na Câmara dos Deputados, apenas nove se manifestaram sobre o assunto. No Senado, o único a se pronunciar foi Carlos Viana (Podemos).
Os deputados estaduais que lembraram a tragédia foram Ana Paula Siqueira (Rede), Andréia de Jesus (PT), Beatriz Cerqueira (PT), Bella Gonçalves (PSOL), Betão (PT), Bosco (Cidadania), Cássio Soares (PSD), Charles Santos (Republicanos), Cristiano Silveira (PT), Dr. Jean Freire (PT), Enes Cândido (PMN), João Vítor Xavier (Cidadania), Leleco Pimentel (PT), Leninha (PT), Lud Falcão (Podemos), Marquinho Lemos (PT), Mauro Tramonte (Republicanos), Professor Cleiton (PV), Tadeuzinho (MDB) e Ulysses Gomes (PT).
Entre os deputados federais, os que lembraram o evento foram Ana Pimentel (PT), Célia Xakriabá (PSOL), Duda Salabert (PDT), Leonardo Monteiro (PT), Patrus Ananias (PT), Paulo Abi-Ackel (PSDB), Pedro Aihara (PRD), Pinheirinho (PP), e Rogério Correia (PT).