Partidos seguem ,apeando candidatos em potencial para as eleições municipais de outubro
Por:
Partidos seguem ,apeando candidatos em potencial para as eleições municipais de outubro
Por:
Na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, pelo menos oito dos 77 deputados estaduais consideram concorrer às prefeituras em suas bases eleitorais. Se aprovados por seus partidos, esses parlamentares podem influenciar significativamente o cenário eleitoral em várias cidades do estado. A decisão final depende dos partidos e grupos políticos, que ainda estão definindo seus principais candidatos para as eleições municipais.
Em Belo Horizonte, a primeira candidatura a vir a público foi a do deputado estadual Bruno Engler (PL), que teve o maior número de votos na história de Minas Gerais, com 635 mil votos em 2022. Apoiado por nomes importantes do PL como o ex-presidente Jair Bolsonaro e o deputado federal Nikolas Ferreira, Engler acredita que a estrutura do partido pode impulsionar sua campanha. “Temos uma oportunidade muito boa de ganhar a eleição, pelo fato dos importantes apoios que tenho”, declarou.
Outro possível candidato à prefeitura de Belo Horizonte é Mauro Tramonte (Republicanos), que tem aparecido em pesquisas de opinião pública sobre o cenário eleitoral de BH. Ele não confirmou sua candidatura, mas disse estar disponível para o partido.
Na região metropolitana de Belo Horizonte, a deputada estadual Andréia de Jesus (PT) pode concorrer à prefeitura de Ribeirão das Neves. Em Sete Lagoas, o radialista Douglas Melo (PSD), é considerado para a disputa.
No Triângulo Mineiro, os deputados estaduais Cristiano Caporezzo (PL) e Leonídio Bouças (PSDB) são apontados como possíveis candidatos à prefeitura de Uberlândia. Enquanto no Centro-Oeste mineiro, o empresário Fábio Avelar (Avante) pode concorrer à prefeitura de Nova Serrana.
Algumas decisões ainda estão pendentes. Leninha (PT), vice-presidente da Assembleia, tem sido citada em pesquisas para a prefeitura de Montes Claros, mas declarou seu apoio ao deputado federal Paulo Guedes. Em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, o ex-vereador Enes Cândido (Republicanos) é cogitado como candidato a prefeito.
Alguns deputados foram citados, mas não confirmaram suas candidaturas. A Delegada Sheila (PL), por exemplo, deve apoiar o ex-deputado federal Charlles Evangelista em Juiz de Fora. Em Divinópolis, Lohanna França (PV) provavelmente apoiará Laiz Soares (PSD).