Duda Salabert pode liderar chapa com presidente do PDT como vice-prefeito

Sem alianças confirmadas, Duda Salabert e Mário Heringer podem formar uma chapa única para concorrer à prefeitura de Belo Horizonte

Por:

A corrida eleitoral para a prefeitura de Belo Horizonte pode ter uma chapa exclusivamente composta por membros do PDT, liderada pela deputada federal Duda Salabert. A possibilidade de uma chapa “puro-sangue” surge à medida que o partido enfrenta dificuldades em formar alianças com outras legendas. Essas dificuldades são, em parte, atribuídas ao preconceito contra a transsexualidade de Salabert, mesmo ela liderando as pesquisas entre os pré-candidatos de centro-esquerda e esquerda.

Mário Heringer, presidente estadual do PDT, é cotado para ser o vice na chapa de Duda. No entanto, fontes internas do partido indicam que Heringer só assumiria a posição se não surgirem outras opções. “A única certeza que temos é que Mario será um dos coordenadores da campanha. Estamos conversando com outros partidos. Embora pareça pouco tempo, há muita água para rolar”, disse Duda, negando a busca por um “perfil específico” para a vice.

Desafios e estratégias políticas

Ainda que o PDT enfrente oposição de outras legendas, Heringer afirmou que Duda será candidata com ou sem alianças. “Existe um preconceito grande ao limitar a pré-candidatura da Duda à questão LGBTQIAPN+. Ela foi a vereadora mais votada de Belo Horizonte e é professora. Ela será pré-candidata com ou sem alianças, a menos que ela não queira”, afirmou Heringer com convicção.

Heringer também ameaçou renunciar ao cargo de presidente estadual do PDT se a Executiva Nacional tentasse impedir a candidatura de Duda. “A decisão de sair [como candidata] é da Duda. Ela já me disse que não irá desistir de jeito nenhum. Então, não haverá decisão nacional de tirar a Duda. Sou membro do diretório nacional. Vamos ter candidatura. Se houver [uma decisão contrária], está sob pena de eu renunciar à presidência estadual”, declarou.

Enquanto isso, o PT ainda tenta atrair Duda para uma chapa liderada por Rogério Correia. No entanto, a resistência por parte de Duda é clara. “Estão plantando vários boatos com o intuito de enfraquecer a minha pré-candidatura. Todo dia inventam um boato diferente”, comentou Duda, reafirmando sua intenção de ir para o segundo turno.

A decisão final sobre a candidatura de Duda será tomada por ela, Heringer e Carlos Lupi, presidente licenciado do PDT. “A não ser que haja uma decisão pessoal dela. Se ela desistir, a decisão de quem o PDT vai apoiar vai ser tomada por mim, pelo Lupi e pela Duda”, concluiu Heringer.

Tags: duda salabert, eleições 2024, PDT, principal
Home » Política » Duda Salabert pode liderar chapa com presidente do PDT como vice-prefeito

Notícias Relacionadas