Pesquisa revela que muitos possíveis candidatos ainda são desconhecidos pelos eleitores
Por:
Pesquisa revela que muitos possíveis candidatos ainda são desconhecidos pelos eleitores
Por:
O cenário político para a eleição de 2024 em Belo Horizonte permanece incerto, com muitos eleitores ainda indecisos sobre seus votos. Uma pesquisa recente do Instituto Opus, encomendada pelo Estado de Minas, indica que muitos dos possíveis candidatos ainda são desconhecidos para um grande número de eleitores.
No cenário do primeiro turno, o deputado estadual Mauro Tramonte (Republicanos) e o senador Carlos Viana (Podemos) são os mais conhecidos, ambos tendo passagens como apresentadores de telejornais de redes de televisão aberta. Eles são os únicos cujo percentual de desconhecimento pelos entrevistados é menor do que a rejeição ou intenção de voto.
No entanto, outros possíveis candidatos sofrem de falta de reconhecimento. Fuad Noman (PSD), o atual prefeito, não é reconhecido por 42,7% dos eleitores. Outros nomes como a deputada federal Duda Salabert (PDT), o deputado federal Rogério Correia (PT), e o presidente da Câmara Municipal, Gabriel Azevedo, também têm altas taxas de desconhecimento.
Matheus Dias, diretor do Instituto Opus Consultoria & Pesquisa, atribui essa falta de reconhecimento à natureza incipiente das campanhas. “Como não existe uma campanha posta e efetiva na cidade, saem na frente aqueles candidatos que são mais conhecidos pelo eleitor”, disse Dias. Ele também ressalta que ser conhecido não garantirá a vitória, mas é preciso apresentar propostas claras e significativas para a cidade.
A pesquisa também revelou que a rejeição dos possíveis candidatos é bastante semelhante, variando dentro da margem de erro. Duda Salabert tem o maior percentual de eleitores que rejeitaram a hipótese de voto, com 31,2%, enquanto Luísa Barreto tem o menor, com 28%.