Em reunião com senadores, Lula declara sua opinião sobre reeleição

Propostas de um único mandato de cinco anos são insuficientes, afirma o presidente

Por:

Na noite de terça-feira (5) o presidente Lula (PT) expressou sua oposição ao fim da reeleição para os cargos de presidente, governadores e prefeitos durante uma reunião com senadores aliados. Ele argumentou que um único mandato de cinco anos, como alguns propõem, é um tempo insuficiente para governar e cumprir um plano de governo ou entregar grandes obras.

Segundo relatos dos presentes, Lula enfatizou que, embora o fim da reeleição seja uma das prioridades do Senado este ano e tenha o apoio de figuras importantes da Casa, como Jaques Wagner (PT-BA), tal medida não o afetaria, pois ele poderia concorrer à reeleição em 2026.

Comentários sobre a reeleição

Durante o encontro, que ocorreu em um happy hour no Palácio da Alvorada, Lula expressou suas preocupações em relação à implementação de um único mandato de cinco anos. Para ele, tal prazo é “insuficiente, por exemplo, para que um político consiga cumprir seu plano de governo ou entregar grandes obras”.

Discurso do presidente do Senado

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), aproveitou a ocasião para ressaltar que existem temas nos quais ele concorda com o presidente, mas também aqueles em que divergem. “Há temas em que eu e o presidente vamos convergir e outros nos quais divergiremos”, afirmou.

Repercussões do encontro

Apesar do clima descontraído, alguns senadores expressaram a necessidade de um diálogo mais eficaz com o Palácio do Planalto e com o próprio presidente. Houve críticas à comunicação do governo, com o senador Marcelo Castro (MDB-PI) elogiando o desempenho da economia, mas ressaltando que, do ponto de vista político, o governo precisa melhorar as redes sociais e recuperar o domínio da narrativa na internet.

Tags: lula
Home » Política » Em reunião com senadores, Lula declara sua opinião sobre reeleição

Notícias Relacionadas