Ex-vereador de Minas Gerais é preso nos EUA por tráfico de drogas

Valdeci Passos Soares foi capturado em Utah após fuga; acusado de liderar esquema de narcotráfico em Minas Gerais

Por:

Valdeci Passos Soares, ex-vereador da cidade de Novo Cruzeiro, no Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais, foi preso na última quarta-feira (1) nos Estados Unidos. Soares, que estava foragido desde 2021, foi denunciado pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) por envolvimento com tráfico de drogas, sendo acusado de liderar o narcotráfico na região.

Em agosto de 2021, durante uma operação de busca e apreensão em sua residência, a Polícia Militar de Minas Gerais apreendeu mais de 1kg de maconha, munições e um carregador de pistola calibre 9mm. Na ocasião, Valdeci, conhecido como Calango, conseguiu fugir com sua esposa e quatro filhos. Posteriormente, a família se refugiou em Sorocaba, São Paulo, antes de Valdeci e sua esposa viajarem para os Estados Unidos com o filho menor.

As investigações revelaram que Valdeci residia na cidade de Sacramento, Califórnia. No entanto, após uma nova fuga, foi capturado pela equipe do Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos (Homeland Security) na cidade de Sandy, em Utah. Atualmente, ele enfrenta a possibilidade de deportação a qualquer momento pelas autoridades americanas.

Captura e deportação iminente

A prisão de Valdeci evidencia a extensão internacional do tráfico de drogas e a colaboração entre as agências de segurança do Brasil e dos Estados Unidos. Apesar dos esforços para se esconder, a inclusão de seu nome na Lista de Difusão Vermelha da Interpol foi crucial para sua localização e captura.

Tags: Camara Municipal
Home » Política » Ex-vereador de Minas Gerais é preso nos EUA por tráfico de drogas

Notícias Relacionadas