Fuad Noman nomeia ex-vice-prefeito de BH para a Secretaria Municipal

A nomeação de Paulo Lamac pode indicar uma tentativa de aproximação do ex-vice de Kalil a uma chapa encabeçada por Fuad à reeleição

Por:

Na quarta-feira (27), o prefeito Fuad Noman (PSD) nomeou Paulo Lamac, ex-vice-prefeito de Belo Horizonte, para liderar a Secretaria Municipal de Assuntos Institucionais e Comunicação Social. Desde a partida de Claudiney Dulim (Avante) em janeiro, José Luiz da Silva Mathias Borel estava no comando interino.

A mudança para a prefeitura de Lamac pode sinalizar uma tentativa de aproximação do ex-vice de Kalil a uma chapa liderada por Fuad para a reeleição. No último mês, Lamac anunciou sua pré-candidatura à PBH durante uma disputa interna pela diretoria da Rede no estado.

Fortalecimento da aliança com Fuad

Como presidente do partido em Minas, Lamac é o pré-candidato do partido para a disputa municipal, juntamente com a deputada estadual Ana Paula Siqueira (Rede), que também anunciou sua pré-candidatura na capital. Enquanto o grupo ligado a Lamac acredita que sua candidatura fortalecerá uma aliança com Fuad, e que pode se lançar como vice na chapa do prefeito no futuro, a pré-candidatura de Ana Paula é vista nos bastidores como uma tentativa da deputada de ganhar mais influência dentro do partido. Isso ocorre porque os aliados da deputada acreditam que o controle do partido no estado está totalmente nas mãos de Lamac.

Embora tenham sido aliados no passado, o ex-vice-prefeito e a deputada agora fazem parte de alas opostas na Rede. Lamac está próximo da ala liderada pela ex-deputada Heloísa Helena, enquanto Ana Paula faz parte do grupo ligado à ministra Marina Silva.

Decisão de candidato a prefeito

Apesar da disputa interna, até o início de agosto, a Rede terá que definir junto com o Psol quem será o candidato na capital ou quem a federação apoiará na cidade. Como PSOL e Rede são partidos que compõem uma federação, eles só podem lançar um candidato à vaga de prefeito e, portanto, terão que escolher entre Lamac, Bella e Ana Paula para continuar na disputa após as convenções partidárias, que ocorrerão entre 20 de julho e 5 de agosto.

Tags: eleições 2024, Fuad Noman
Home » Política » Fuad Noman nomeia ex-vice-prefeito de BH para a Secretaria Municipal

Notícias Relacionadas