José Dirceu não descarta candidatura de Michelle Bolsonaro à Presidência

Em entrevista à CNN, o ex-ministro também defendeu a reeleição de Lula e discutiu o futuro político do PT.

Por:

Durante uma entrevista à CNN, José Dirceu, ex-ministro do governo Luiz Inácio Lula da Silva, revelou que não descarta a possibilidade de Michelle Bolsonaro, ex-primeira-dama, concorrer à Presidência em 2026. Ele também reforçou seu apoio à reeleição de Lula, em vez de uma possível candidatura de Fernando Haddad, ministro da Fazenda.

“Muitas vezes, se fala que ela pode ser candidata no lugar do Bolsonaro. Eu não subestimaria a Michelle como candidata, porque o bolsonarismo é uma força. O Bolsonaro elegeu senadores, o Tarcísio foi eleito em São Paulo”, disse o ex-ministro ao avaliar possíveis candidatos para 2026, citando ainda Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, e os governadores do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil) e de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo).

Atuação de Janja e crítica ao machismo

Na mesma entrevista, Dirceu defendeu a atuação de Janja como conselheira de Lula, questionando se as críticas que ela recebe por sua atuação não são motivadas por “preconceito e machismo”. Ele perguntou: “Por que o presidente pode ter amigos que são conselheiros dele influentes, como vocês mesmos reconhecem, e ela não pode ser uma conselheira influente do presidente? É machismo? É preconceito?”.

Projeto de poder para o PT

Dirceu, um dos fundadores do PT, afirmou acreditar em um projeto de poder de mais 12 anos para o partido, porém ressaltou que a esquerda sozinha não seria suficiente para sustentar a continuidade do governo. Ele também mencionou que o PT teria governado o Brasil por 20 anos se a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) não tivesse sido deposta por impeachment.

Reeleição de Lula

Quando perguntado sobre uma possível candidatura de Fernando Haddad à Presidência em 2026, Dirceu foi enfático em defender a reeleição de Lula. “Eu não acredito nisso, porque em 2026 nós vamos reeleger o Lula. Pelo menos do meu ponto de vista, nosso objetivo é governar com o Lula oito anos. Quem será o sucessor em 2030? Pelo amor de Deus, discutir isso agora é uma insanidade política”, disse ele.

Tags: bolsonaro, Jose Dirceu, lula, Presidência
Home » Política » José Dirceu não descarta candidatura de Michelle Bolsonaro à Presidência

Notícias Relacionadas