Josias, ex-líder da torcida organizada do Atlético MG, tem pedido negado pelo TSE devido a condenação penal anterior
Por:
Josias, ex-líder da torcida organizada do Atlético MG, tem pedido negado pelo TSE devido a condenação penal anterior
Por:
A Justiça Eleitoral indeferiu mais uma vez a candidatura de Josimar Junior de Sousa Barros, conhecido como Josias, ex-presidente da torcida organizada Galoucura do Atlético Mineiro. Ele buscava uma vaga como vereador na Câmara Municipal de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte.
A decisão foi tomada pela juíza Flávia Birchal de Moura, da 313ª Zona Eleitoral de Contagem, baseando-se na condenação penal de Josias, já transitada em julgado, por crime contra o patrimônio.
A condenação de Josias ocorreu em 2014, quando foi sentenciado a dois anos de reclusão. Apesar de ter cumprido a pena, a Lei da Ficha Limpa determina que candidatos condenados por crimes contra o patrimônio privado, entre outros delitos, tornam-se inelegíveis por oito anos.
O ex-presidente da Galoucura argumentou que a extinção da punibilidade teria restabelecido seus direitos políticos. No entanto, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) rejeitou esta alegação.
De acordo com a legislação vigente, Josias está impedido de concorrer a cargos políticos até 2025, o que fundamentou a decisão de indeferimento de sua candidatura.