Justiça nega candidatura de ‘Nego Gato’ em BH por furto

Candidatura de ‘Nego Gato’ a vereador em BH é negada por inelegibilidade

Por:

A Justiça Eleitoral de Belo Horizonte negou a candidatura de Júlio César dos Santos, conhecido como “Nego Gato”, ao cargo de vereador na quarta-feira (28). O cambista de 42 anos foi considerado inelegível devido a uma condenação por furto em 2017.

A decisão, assinada pelo juiz Jair Francisco dos Santos da 27ª Zona Eleitoral de Belo Horizonte, atendeu a um pedido do Ministério Público Eleitoral (MPE).

O juiz eleitoral constatou a existência do código ASE 540 no cadastro eleitoral de “Nego Gato”, indicando uma possível inelegibilidade conforme a legislação vigente. A lei prevê que cidadãos condenados em decisão transitada em julgado são inelegíveis para qualquer cargo eleitoral por um período de oito anos.

A condenação por furto de “Nego Gato” ocorreu em outubro de 2017, o que o tornaria elegível apenas para as eleições de 2026. O furto é um dos crimes que causam a inelegibilidade de um candidato.

“ANTE POSTO, declaro a INELEGIBILIDADE de JÚLIO CÉSAR DOS SANTOS e INDEFIRO o seu pedido de registro de candidatura para concorrer ao cargo de Vereador”, declarou o juiz.

Esta seria a primeira tentativa de “Nego Gato” de concorrer a um cargo público. Ele se candidatou pelo Progressistas (PP) e declarou apenas um bem: um carro Hyundai HB20 avaliado em R$ 65 mil.

Tags: Camara Municipal, eleições 2024, Justiça eleitoral
Home » Política » Justiça nega candidatura de ‘Nego Gato’ em BH por furto

Notícias Relacionadas