Presidente Lula visitará Belo Horizonte e Juiz de Fora na próxima semana
Por:
Presidente Lula visitará Belo Horizonte e Juiz de Fora na próxima semana
Por:
O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT), marcou sua primeira visita do mandato a Minas Gerais para a próxima semana. A viagem está programada para quinta-feira (8) e incluirá duas paradas: uma em Belo Horizonte e outra em Juiz de Fora, na Zona da Mata.
O objetivo da agenda na capital é fazer anúncios sobre investimentos em todo o estado. Enquanto na Zona da Mata, o presidente tem planos de visitar a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O Palácio do Planalto confirmou a data e os destinos, mas a agenda completa ainda não foi detalhada.
Minas Gerais foi um dos sete estados que o presidente não visitou durante o primeiro ano de seu terceiro mandato. A ausência de diálogo com o governador Romeu Zema (Novo) foi apontada como um dos maiores obstáculos para a visita de Lula a Minas Gerais.
Uma preocupação do Partido dos Trabalhadores é que Lula, que venceu as eleições em Minas, teve um resultado muito disputado no estado, sendo o pleito mais acirrado do país. Por isso, o governo tem se esforçado para preservar a imagem do presidente, buscando ganhar uma avaliação mais positiva dos mineiros.
Agora, Lula precisa do apoio de Minas. Com grandes nomes do partido concorrendo nas eleições deste ano, como Rogério Correia em BH, Marília em Contagem e Margarida Salomão em Juiz de Fora, o partido busca conquistar mais apoio nas eleições.
Em BH, a situação parece mais favorável para o presidente. O PT já realizou várias reuniões, lideradas pela presidente do partido, Gleisi Hoffman. A intenção é ganhar a capital por meio de uma frente única da esquerda capaz de superar o bolsonarismo, que elegeu Jair Bolsonaro como presidente do país na capital mineira, onde Bolsonaro ficou à frente de Lula entre os eleitores da Região Metropolitana de Belo Horizonte nas eleições de 2022.
Rogério Correia tem realizado encontros para planejar estratégias para trazer o presidente. Ele esteve com Lula na Conferência Nacional de Educação (Conae), onde, de acordo com pessoas próximas, Lula garantiu que visitaria o estado. A programação ainda precisa ser confirmada.