Lula parabeniza primeira mulher eleita presidente do México

Lula parabeniza Cláudia Sheinbaum e destaca intenção de fortalecer relações comerciais com o México em 2024

Por:

O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva celebrou a eleição de Cláudia Sheinbaum como a primeira mulher a ocupar a presidência do México, através de uma publicação em suas redes sociais nesta segunda-feira. Lula destacou a eleição como uma “vitória da democracia” e anunciou planos de visitar o México em 2024 para ampliar as relações comerciais entre os dois países.

Cláudia Sheinbaum foi confirmada presidente pelo Instituto Nacional Eleitoral (INE) do México na noite de domingo (2), obtendo 58% dos votos. “Estou muito feliz com a vitória de Cláudia Sheinbaum por ser uma mulher progressista à frente da presidência do México, uma vitória da democracia, e também pelo meu grande companheiro Andrés Manuel López Obrador que fez um governo extraordinário”, afirmou Lula.

Trajetória e desafios de Sheinbaum

Aos 61 anos, Cláudia Sheinbaum, que já foi prefeita da Cidade do México, se identifica ideologicamente entre a esquerda e centro-esquerda. Ela tem como padrinho político o atual presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, do partido Morena. A proximidade com López Obrador, no entanto, gerou críticas por parte de opositores, que questionam a autonomia de Sheinbaum em seu novo cargo. “Muitos dizem que eu não tenho personalidade e que o presidente me diz tudo o que eu tenho que fazer. Mas eu sou muito segura de mim mesma”, defendeu-se Sheinbaum em resposta às críticas.

A cerimônia de posse de Cláudia Sheinbaum está agendada para o dia 1º de outubro, com mandato previsto até 2030. Ela superou a candidata da oposição Xóchitl Gálvez, que acumulou 28% dos votos. Esta vitória representa não apenas um marco histórico por ser a primeira mulher a assumir a presidência no México, mas também reflete as continuidades e desafios políticos que o país enfrentará nos próximos anos.

Tags: lula, México
Home » Política » Lula parabeniza primeira mulher eleita presidente do México

Notícias Relacionadas