Lula reconhece tamanho de ato de Bolsonaro, mas critica teor do evento

Presidente Lula da Silva comenta sobre participação de políticos e possível ‘golpe’

Por:

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva admitiu que o evento recente promovido por Jair Bolsonaro (PL) na Avenida Paulista, em São Paulo, foi “grande”. O evento ocorreu no último domingo, dia 25, e Lula afirmou que “não é possível negar um fato”.

“Fizeram uma manifestação grande em São Paulo. Mesmo que não quisesse acreditar, é só ver a imagem. Como as pessoas chegaram lá é outra história”, disse Lula em entrevista ao jornalista Kennedy Alencar no programa É Notícia, da RedeTV!.

Críticas ao teor da manifestação

No entanto, Lula reprovou o propósito do evento, que ele interpretou como “em defesa do golpe”. Ele também destacou que os políticos que participaram do ato pareciam visivelmente intimidados.

“Todos com muito medo, muito cuidado. […] De qualquer forma, é importante ficarmos atentos, pois essas pessoas estão mostrando que não estão para brincadeira”, enfatizou Lula.

Pedido de anistia aos presos

Lula também criticou o pedido de anistia para os presos, proposto pelo ex-presidente para 8 de janeiro de 2023. “Quando o cidadão pede anistia, ele está dizendo: ‘Não, perdoem os golpistas’. Ele está confessando o crime”, afirmou Lula.

“Eles [os presos em 8/1] nem foram julgados ainda, estão presos como garantia da paz e da ordem deste país. Ainda não se descobriu quem mandou, financiou, porque houve uma tentativa de golpe”, acrescentou.

Presença de governadores bolsonaristas no ato

Lula comentou ainda a presença de Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo, e de outros governadores no evento. “Essas pessoas tinham até a obrigação de estar lá porque só foram eleitas por causa de Bolsonaro”, afirmou.

Além de Tarcísio, os governadores Romeu Zema (Minas Gerais), Jorginho Mello (Santa Catarina) e Ronaldo Caiado (Goiás) também participaram do evento. Todos são considerados prováveis candidatos à presidência em 2026, herdeiros políticos de Bolsonaro, que está inelegível.

Tags: bolsonaro, lula
Home » Política » Lula reconhece tamanho de ato de Bolsonaro, mas critica teor do evento

Notícias Relacionadas