Lula se reúne com Haddad para discutir corte de gastos e alta do dólar

Presidente Lula se reúne com Fernando Haddad para tratar de cortes de gastos e alta do dólar, enquanto critica gestão do Banco Central

Por:

Em um encontro não previsto em agendas públicas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu na manhã desta quarta-feira (3) o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, no Palácio da Alvorada, em Brasília. A reunião teve como foco principal a discussão sobre cortes de gastos públicos e a recente alta do dólar, que tem preocupado o mercado financeiro.

Ontem, a moeda americana alcançou R$ 5,66, seu maior valor desde 10 de janeiro de 2022, chegando a picos de R$ 5,70 durante o dia. Lula atribui a escalada do dólar a ‘especulações’ do mercado, intensificadas pelas suas críticas ao presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e pela política de juros, que se mantém em 10,5%.

Críticas ao Banco Central

Lula expressou descontentamento com a liderança do Banco Central, especialmente criticando Campos Neto, indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. Em uma entrevista concedida à FM O TEMPO 91,7, em Minas Gerais, Lula declarou: “É importante lembrar que ele [Campos Neto] é presidente do BC do governo anterior, que ele pensa ideologicamente igual ao governo anterior, e é importante lembrar que eu penso que ele não está fazendo o que deveria ter feito corretamente”. O presidente ainda sugeriu que as mudanças virão com a troca de comando no final do ano, quando termina o mandato de Campos Neto.

Durante uma audiência no Senado, também na última terça-feira, o governo discutiu o orçamento e a possibilidade de contingenciamento. Segundo a SOF (Secretaria de Orçamento Federal), ainda são necessários dados da Receita Federal para uma decisão final. “Por que essa resposta ainda é prematura? A gente depende da Receita [Federal] nos informar. A SOF faz a análise da receita versus despesa e aí a gente discute se vai ter que ter bloqueio, se vai ter que ter contingenciamento, se vai ter que ter bloqueio e contingenciamento, e de qual é o tamanho desses”, explicou uma autoridade do governo.

Além da reunião matinal com Haddad, o presidente Lula agendou um encontro com a equipe econômica do governo às 16h30, com a presença dos ministros da Fazenda e do Planejamento, da Casa Civil, Rui Costa, e da Gestão e Inovação, Esther Dweck. Este encontro visa aprofundar as discussões sobre os desafios econômicos atuais e as estratégias para enfrentá-los.

Tags: dolar, fernando haddad, lula
Home » Política » Lula se reúne com Haddad para discutir corte de gastos e alta do dólar

Notícias Relacionadas