Mais de 60% dos prefeitos de MG buscam a reeleição em 2024

Fuad Noman deve se juntar a outros 538 candidatos à reeleição em Minas Gerais

Por:

Com a confirmação da candidatura à reeleição do prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), que deve acontece hoje, ele se juntará a outros 538 candidatos que buscarão um novo mandato nas eleições de outubro de 2024. Este número representa aproximadamente 63% dos 853 chefes de Executivo municipal em Minas Gerais.

O panorama recente aponta uma diminuição na taxa de sucesso dos candidatos à reeleição no Brasil, que atualmente atinge seu menor percentual no século, segundo a Confederação Nacional de Municípios (CNM). Conforme dados da CNM, apenas 48,78% dos candidatos que buscaram a reeleição em 2020 conseguiram um novo mandato. Esta marca é a pior desde 2000, quando 61,92% dos candidatos foram bem-sucedidos em suas tentativas de reeleição.

Reeleições em Minas

Nas últimas eleições municipais, 505 prefeitos de Minas Gerais tentaram manter seus cargos. Deste total, 316 foram bem-sucedidos, com um percentual de reeleição de aproximadamente 62%, acima da média nacional de 48,8%. Entre as dez cidades mais populosas do estado, cinco podem ter seus atuais administradores tentando a reeleição.

Cenário incerto em Belo Horizonte

Em Belo Horizonte, a tentativa de reeleição de Fuad Noman traz ainda mais incertezas para o cenário político. Existem múltiplos nomes de pré-candidatos do campo progressista, cujas chapas estão condicionadas à força do atual prefeito em manter seu posto. O Partido dos Trabalhadores (PT) lançou o deputado federal Rogério Correia como pré-candidato; o Partido Democrático Trabalhista (PDT) aposta na deputada federal e ex-vereadora de BH Duda Salabert; e a federação formada pelo Partido Socialismo e Liberdade (Psol) e Rede Sustentabilidade apresenta três nomes: as deputadas estaduais Bella Gonçalves (Psol), Ana Paula Siqueira (Rede) e o ex-vice-prefeito Paulo Lamac (Rede).

O atual prefeito, Fuad Noman, que assumiu o cargo máximo do Executivo após a saída de Alexandre Kalil (PSD) para concorrer ao governo estadual em 2022, tem seu nome ligado à esquerda e ao ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT), com quem fez campanha para o Palácio do Planalto.

Candidaturas em outras cidades de Minas

Em outras cidades de Minas, a situação também é incerta. Em Juiz de Fora, Margarida Salomão pode tentar manter seu cargo, enquanto em Montes Claros, Humberto Souto (Cidadania) não sinalizou se tentará a reeleição. Em Uberaba, a prefeita Elisa Araújo (Solidariedade) pode se candidatar novamente e em Divinópolis, Gleidson Azevedo (Novo) pode buscar a reeleição.

Entre os 539 prefeitos mineiros que podem concorrer à reeleição em 2024, 491 são homens (91%) e 48 são mulheres (9%). Este dado não apresenta uma variação maior que um ponto percentual em relação às eleições de 2020 e 2016, mostrando uma ainda discrepante diferença de gênero na política brasileira.

Tags: eleições 2024, Fuad Noman
Home » Política » Mais de 60% dos prefeitos de MG buscam a reeleição em 2024

Notícias Relacionadas