Mudança na agenda de Lula surpreende PT de Minas Gerais

O presidente Lula antecipa sua chegada a Belo Horizonte, causando surpresa e mudanças de planos

Por:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) alterou seus planos e decidiu chegar mais cedo a Belo Horizonte nesta quarta-feira (7). Inicialmente, o desembarque em Minas Gerais estava previsto para a noite, mas a chegada do presidente aconteceu às 13h40, logo após cumprir agenda no Rio de Janeiro. A mudança inesperada, registrada na agenda oficial da Presidência da República, surpreendeu os membros do PT de Minas Gerais, que até a noite de terça-feira (6), não tinham conhecimento da antecipação.

Surpresa entre os petistas

A maioria dos petistas não tinha informações sobre a chegada antecipada de Lula ou quais seriam os compromissos do presidente durante o dia. Até então, apenas sabiam que Lula passaria a noite em Belo Horizonte de quarta para quinta-feira (8). A prefeita de Contagem, Marília Campos (PT), por exemplo, não teria sido informada formalmente da visita do presidente a Minas. Ela manifestou insatisfação a interlocutores com a falta de prestígio dos petistas mineiros.

Pressão por uma visita a Minas

Desde que assumiu o terceiro mandato, esta é a primeira vez que Lula visita Minas Gerais, um estado que foi crucial para sua vitória contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em 2022. Havia uma pressão crescente por uma agenda no estado por parte dos deputados federais e estaduais do PT de Minas, principalmente após o cancelamento de uma visita prevista para setembro de 2023 devido a uma operação de quadril.

Ausência do governador Romeu Zema

Ao desembarcar em Belo Horizonte, Lula não encontrará Romeu Zema (Novo), governador de Minas Gerais. Zema estará em Brasília, onde será homenageado na Câmara dos Deputados. No entanto, ele é uma das autoridades confirmadas no Minascentro, na próxima quinta-feira (8), onde Lula fará um balanço dos investimentos do governo em Minas. O lugar reservado ao governador é distante de onde o presidente e a primeira-dama Janja da Silva estarão sentados. Zema deve se sentar ao lado do prefeito Fuad Noman (PSD), também confirmado no evento, e do presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara.

Tags: lula
Home » Política » Mudança na agenda de Lula surpreende PT de Minas Gerais

Notícias Relacionadas