Prefeito de BH critica Governo de Minas Gerais por ações de Carnaval

Fuad Noman dirige farpa ao governo estadual após coletiva de imprensa sobre o Carnaval de 2024

Por:

O prefeito de Belo Horizonte Fuad Noman (PSD) criticou o governo do estado na quinta-feira (18) pela organização do Carnaval em Belo Horizonte. Noman sugeriu em suas redes sociais que o governo estadual estava tentando se aproveitar do sucesso do evento, alegando que ‘quem antes nunca ajudou, agora quer aproveitar’, referindo-se às ações do governo de Minas.

“É bom ver todos querendo participar do Carnaval de BH. Quem antes nunca ajudou, agora quer aproveitar. Isso é bom. Nossa festa é sucesso há mais de uma década e se tornou grande e disputada por ser popular, democrática e inclusiva. A festa é do povo”, escreveu o prefeito no X (antigo Twitter).

O vice-governador, Mateus Simões (Novo), defendeu os investimentos de R$ 4,5 milhões do estado no sistema de sonorização de alguns blocos como uma estratégia para evitar que o carnaval de Belo Horizonte se ‘apequenasse’. Simões argumentou que a festa tinha se distanciado da prefeitura da capital, o que resultou em menos foliões e menos receitas durante a temporada festiva no ano passado.

Conflito entre a prefeitura e o governo do estado

A prefeitura e o governo do estado têm discutido sobre a organização do carnaval em Belo Horizonte desde o ano passado. A ‘disputa’ pelos patrocínios tem sido um ponto de discórdia entre o Executivo municipal e o estadual. Enquanto alguns argumentam que o modelo de captação de recursos da Empresa Municipal de Turismo da capital (Belotur) é ineficiente, outros acreditam que os editais de incentivo cultural do governo do estado têm concorrido com a prefeitura de BH para atrair patrocínios diretos para a festa.

Investimentos e patrocínios para o carnaval

O patrocínio principal para o carnaval ficou a cargo do governo do estado, através da Codemge, que irá investir R$ 4 milhões. O Sistema Fecomércio-MG, Sesc e Senac em Minas, os Sindicatos Empresariais, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH) e a rede de supermercados Mart Minas também irão patrocinar a folia.

“Marketing de emboscada”

No carnaval do ano passado, houve descontentamento entre algumas marcas e até mesmo com o governo do estado depois que a Prefeitura de Belo Horizonte multou blocos e notificou empresas estatais que patrocinaram algumas agremiações na cidade. Segundo o presidente da Belotur, Gilberto Castro, a PBH continuará atenta ao chamado ‘marketing de emboscada’ na festa deste ano.

O secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, diz que o governo busca somar esforços para auxiliar o carnaval e os grupos da cidade e que houve demandas dos grupos carnavalescos que procuraram o estado em busca de mais recursos. Segundo Oliveira, o que é feito não é concorrência, mas sim parceria.

Home » Política » Prefeito de BH critica Governo de Minas Gerais por ações de Carnaval

Notícias Relacionadas