Claudiney Dulim, ex-secretário de assuntos institucionais, analisa os desafios da prefeitura de Belo Horizonte
Por:
Claudiney Dulim, ex-secretário de assuntos institucionais, analisa os desafios da prefeitura de Belo Horizonte
Por:
Fuad Noman (PSD), atual prefeito de Belo Horizonte, tem sofrido para montar um governo alinhado com suas ideias, o que tem dificultado a execução de seus planos para a prefeitura, conforme avalia Claudiney Dulim (Avante), ex-secretário de assuntos institucionais da administração municipal.
“O governo não foi formado pelas forças políticas que apoiam o prefeito Fuad. Os secretários, tanto do primeiro quanto do segundo escalão, não são pessoas que fazem parte do núcleo do prefeito. Ele teve que acomodar forças da última eleição, da eleição do prefeito Kalil”, analisa.
Dulim, em entrevista ao quadro Café com Política da FM O TEMPO 91.7 nesta quarta-feira (17), mencionou a existência de dificuldades de comando que o prefeito não conseguiu superar. “Se for candidato e reeleito, poderá formar um governo do seu jeito”, supõe.
“Por vezes, percebo um desafio para entender o comando e estabelecer uma diretriz. Fuad assumiu com muitas coisas já prontas. Há essa dificuldade. Não adianta negar. O prefeito tem problemas com alguns setores da prefeitura e ele poderá tramitar melhor em um novo governo”, relata.
Dulim, representante do partido Avante, revelou que o partido havia feito um acordo inicial com o ex-prefeito Alexandre Kalil para participar do governo municipal. Fuad tomou conhecimento da negociação posteriormente e cumpriu o que havia sido acordado. No entanto, Dulim afirma que nos próximos governos, o partido buscará mais espaço na cidade.
“O Avante está presente na administração Fuad, mas, em termos de Belo Horizonte, devido à importância do Avante, em um próximo governo, seja de Fuad ou não, o partido necessita de mais espaço, dada sua relevância na política municipal e nacional”, declara.