Pressão e baixo desempenho em pesquisa leva pré-candidatos em BH a desistirem

Com o prazo apertado e baixo desempenho nas pesquisas, pré-candidatos em BH buscam alianças e redefinem suas campanhas

Por:

A menos de quatro meses para as eleições municipais, a corrida eleitoral em Belo Horizonte intensifica-se com movimentos estratégicos entre os pré-candidatos. Pressionados pelo tempo e pelos resultados desanimadores nas pesquisas de intenção de voto, alguns optam por desistir de suas candidaturas em favor de alianças que fortaleçam outras campanhas.

Alianças políticas municipais

Bella Gonçalves, do Psol, decidiu apoiar Rogério Correia, do PT, enquanto Ana Paula, da Rede, passou a apoiar Duda Salabert, do PDT. Paulo Brant, do PSB, formou uma aliança com Gabriel Azevedo, do MDB. Essas mudanças sugerem uma tendência de mais renúncias e alianças conforme as eleições se aproximam.

Na política nacional, Valdemar Costa Neto, presidente do PL, veio pessoalmente a Belo Horizonte para convencer o governador Romeu Zema, do Novo, a apoiar o candidato do PL, Bruno Engler. Até então, o Novo mantinha Luísa Barreto como pré-candidata.

No PSD, partido do atual prefeito de BH, Fuad Noman, a tensão é palpável. Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD, exigiu que o ex-prefeito Alexandre Kalil apoiasse a reeleição de Fuad. Kalil, por sua vez, resistiu, citando a falta de apoio de Fuad em sua campanha para governador e alegando que Fuad se aliara a seus adversários políticos.

As divergências se estendem também ao cenário estadual. Luiz Claudio Gomes, secretário da Fazenda de Zema, defendeu a adesão de Minas ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF), o que incluiria a privatização de estatais e o congelamento de salários, aumentando a dívida estadual. Em contraste, o senador Rodrigo Pacheco propôs a federalização das mesmas empresas e uma renegociação dos juros, o que reduziria significativamente a dívida.

Tags: Ana Paula Siqueira, Bella Gonçalves, Bruno Engler, duda salabert, eleições 2024, Fuad Noman, Gabriel Azevedo, Luisa Barreto, Paulo Brandt, principal, Rogerio Correia
Home » Política » Pressão e baixo desempenho em pesquisa leva pré-candidatos em BH a desistirem

Notícias Relacionadas