Procurador-geral de justiça de MG opina sobre escolhas para STF e Ministério da Justiça

O procurador-geral de Justiça de Minas Gerais endossa as escolhas de Flávio Dino e Ricardo Lewandowski

Por:

Em entrevista exclusiva ao Café com Política da FM O TEMPO 91,7, o procurador-geral de Justiça e chefe do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Jarbas Soares Júnior, expressou sua aprovação às escolhas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Ministério da Justiça e Segurança Público. De acordo com Soares Júnior, Flávio Dino e Ricardo Lewandowski são ‘muito qualificados’ para os cargos.

Flávio Dino no STF

Jarbas Soares Júnior, que conhece Dino há mais de três décadas, elogiou a competência do novo ministro do STF, destacando suas realizações acadêmicas. Soares Júnior declarou: “O ministro Flávio Dino eu conheço há mais de 30 anos, tem notório saber, estudei muitos livros dele, um juiz que foi qualificado, um jurista qualificado. Estava na política, mas eu tenho certeza que, no momento que ele tira a roupa de senador agora e vestir a de juiz, ele se torna um juiz. Ele tem os predicados de juiz, ele foi juiz”.

As críticas esperadas

Sobre as críticas dirigidas a Dino e Lewandowski, o procurador-geral do MPMG afirmou que essas reações eram previsíveis, citando os casos dos ministros Kassio Nunes Marques e André Mendonça, indicados ao STF pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. “Há sempre um contraponto de opiniões, principalmente no país com extremos que nós estamos vivendo. Tudo se critica, até o hino nacional se critica, a bandeira verde e amarela hoje se critica, então ele será criticado”, afirmou.

Ricardo Lewandowski e a necessidade de uma equipe competente

Soares Júnior, que recentemente participou de eventos com o novo Ministro da Justiça e Segurança Pública, garantiu que Lewandowski tem a energia necessária para o cargo, mas ressaltou a importância de uma equipe qualificada devido aos desafios da segurança no Brasil. “O ministro Ricardo Lewandowski tem um relacionamento muito bom no âmbito jurídico, não só por ser ministro do Supremo, mas também por ser um jurista. Tanto é que ele saiu do Supremo, milhões de oportunidades apareceram para ele. Agora, segurança pública é outra coisa mais dinâmica, então vai precisar de muito dinamismo, uma competência, uma equipe muito competente, porque os problemas lá são passivos e diários”, disse Jarbas.

As mudanças em andamento

Flávio Dino assumirá o cargo no STF em 22 de fevereiro, preenchendo a vaga aberta pela aposentadoria da ex-ministra Rosa Weber. Por sua vez, Lewandowski substituirá Dino no Ministério da Justiça e Segurança Pública. Ele se aposentou do STF em 11 de abril do ano passado, após 17 anos de serviço, deixando a vaga para Cristiano Zanin.

Tags: Flavio Dino, Lewandowski, Ministério da Justiça, STF
Home » Política » Procurador-geral de justiça de MG opina sobre escolhas para STF e Ministério da Justiça

Notícias Relacionadas