Rodrigo Pacheco quer mudar proposta para renegociação da dívida de Minas

O presidente do Senado irá anunciar nos próximos dias um projeto que altera a proposta do ministro da Fazenda, Fernando Haddad

Por:

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), fortalecido por sua estreita aliança com o governo Lula, está prestes a anunciar um projeto para renegociar a dívida do estado de Minas. O senador, que se tornou um dos principais atores na alternativa ao Regime de Recuperação Fiscal, pretende modificar a proposta apresentada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT).

Federalização das estatais

Pacheco está determinado a resgatar e reforçar pontos como a federalização das empresas estatais. Enquanto Haddad estabeleceu um limite de 20% para o abatimento da dívida através da transferência de empresas, Pacheco busca um percentual maior, incluindo a Cemig e a Codemig.

O senador também pretende incluir ativos como os créditos usurpados pela Lei Kandir, que, no caso de Minas, somam apenas R$ 8 bilhões após a mordida federal de mais de R$ 100 bilhões. Além disso, Pacheco planeja ser mais generoso no modelo de refinanciamento para os estados, reduzindo as taxas de juros e promovendo descontos.

Outra questão que Pacheco pretende abordar é o vínculo que o governo federal deseja estabelecer entre a redução do pagamento da dívida e a educação profissional. Algumas avaliações sugerem que os estados não conseguiriam atender à demanda de investimento na educação profissional dos jovens.

As alterações propostas por Pacheco serão incluídas no projeto que ele pretende apresentar e encaminhar ao Congresso Nacional, garantindo assim que não sejam ignoradas e que tenham uma tramitação rápida. O presidente Lula terá a decisão final de vetar parcialmente ou não a matéria, que foi elaborada por um de seus principais aliados no legislativo.

Tags: Governo de Minas, Rodrigo Pacheco
Home » Política » Rodrigo Pacheco quer mudar proposta para renegociação da dívida de Minas

Notícias Relacionadas