Bruno Engler deve ter maior tempo de TV, seguido por Fuad Noman e Rogério Correia. Horário eleitoral gratuito começa em 30 de agosto
Por:
Bruno Engler deve ter maior tempo de TV, seguido por Fuad Noman e Rogério Correia. Horário eleitoral gratuito começa em 30 de agosto
Por:
O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) anunciará na próxima quinta-feira (22) a distribuição do tempo de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV para os 10 candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte nas eleições municipais de 2024. A campanha eleitoral está programada para iniciar em 30 de agosto e se estender até 3 de outubro, com o primeiro turno marcado para 6 de outubro.
Embora a divisão oficial ainda não tenha sido divulgada, uma estimativa baseada nas regras da Justiça Eleitoral foi realizada, revelando uma distribuição desigual do tempo entre os candidatos.
O deputado estadual Bruno Engler (PL) lidera com o maior tempo de exposição. Sua coligação Coragem para Mudar, que inclui PL e PP, representa 146 parlamentares, garantindo-lhe aproximadamente 1 minuto e 32 segundos diários no Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE).
Em segundo lugar, o atual prefeito Fuad Noman (PSD) deve contar com 1 minuto e 27 segundos. Sua coligação BH Sempre em Frente engloba sete partidos, totalizando 138 deputados.
Rogério Correia (PT) ocupa a terceira posição, com uma estimativa de 1 minuto e 2 segundos. Sua coligação BH da Esperança reúne as federações Brasil da Esperança e PSOL/Rede, somando 95 parlamentares.
O vereador Gabriel Azevedo (MDB) aparece em quarto lugar, com uma previsão de 39 segundos no HGPE. Sua coligação Teto, Trabalho e Transporte conta com 56 deputados.
Mauro Tramonte (Republicanos) deve ter cerca de 29 segundos, representando 40 parlamentares em sua coligação A Voz do Povo.
O senador Carlos Viana (Podemos) e a candidata Duda Salabert (PDT) estão previstos para ter 16 segundos cada.
Os candidatos Indira Xavier (UP), Lourdes Francisco (PCO) e Wanderson Rocha (PSTU) devem receber o tempo mínimo de 6 segundos cada.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), serão disponibilizados 70 minutos diários para propaganda eleitoral, divididos entre programas eleitorais e inserções ao longo da programação. Desse total, 60% do tempo é destinado às candidaturas para prefeito e 40% para vereadores.
A distribuição do tempo leva em consideração a representação dos partidos na Câmara dos Deputados, com um tempo mínimo garantido para todos os candidatos, independentemente da representação parlamentar.
“A divisão do tempo de TV e rádio é crucial para as estratégias de campanha dos candidatos”, afirmou um analista político local. “Essa distribuição pode influenciar significativamente a visibilidade e, consequentemente, as chances de cada candidato no pleito”.