Sem apoio em BH, Carlos Viana tenta replicar estratégia de Pablo Marçal

Senador licenciado adota táticas semelhantes às do empresário paulista em sua campanha para a prefeitura de Belo Horizonte

Por:

Em meio à ascensão de Pablo Marçal (PRTB) nas pesquisas eleitorais de São Paulo, o senador licenciado Carlos Viana (Podemos) tem buscado associar sua imagem ao empresário na disputa pela prefeitura de Belo Horizonte. Sem apoio de padrinhos políticos, Viana adota estratégias de campanha similares às de Marçal.

Viana adaptou elementos visuais da campanha de Marçal para sua própria campanha em Belo Horizonte. O slogan “faz o M” de Marçal foi transformado em “faz o V” nos horários eleitorais de Viana, que também usa um boné com sua inicial, semelhante ao utilizado pelo candidato paulista.

O senador mineiro tem defendido publicamente Marçal. Antes do bloqueio da rede social X no Brasil, Viana publicou: “A derrubada do X nada mais é do que uma manobra jurídica para parar a vertiginosa subida da campanha de Pablo Marçal. Uma tentativa de parar o novo líder da direita. Força Pablo Marçal, estamos juntos. E estaremos juntos no segundo turno. Você ai em SP, e eu aqui em BH”.

Ambos os candidatos compartilham características em suas campanhas, como pouco tempo de televisão e a ausência do apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro. Viana, que teve o apoio de Bolsonaro em 2022, agora afirma: “Bolsonaro é coisa do passado. O Brasil precisa de um novo líder, de um novo modelo para a direita”.

Apesar dos esforços de Viana, Marçal parece não responder aos acenos. Outros candidatos em Belo Horizonte também têm mencionado o empresário paulista. Bruno Engler (PL), candidato de Bolsonaro na capital mineira, chegou a defender Marçal. “Independentemente de qualquer coisa, não podemos admitir a censura a um candidato. Principalmente quando consideramos que Pablo Marçal está no PRTB e, portanto, não tem uma grande estrutura de rádio e televisão”.

Segundo a última pesquisa Quaest, Carlos Viana tem 8% das intenções de voto, empatado tecnicamente com quatro candidatos em segundo lugar. A liderança da disputa está com o deputado estadual Mauro Tramonte (Republicanos), que conta com 30% das intenções de voto e o apoio do governador Romeu Zema e do ex-prefeito Alexandre Kalil.

Tags: Carlos Viana, eleições 2024, Pablo Marçal, principal
Home » Política » Sem apoio em BH, Carlos Viana tenta replicar estratégia de Pablo Marçal

Notícias Relacionadas