Servidores protestam contra projeto de aumento da contribuição em BH

Servidores realizam abraço coletivo em hospital de BH como forma de protesto contra mudanças no regime de contribuição propostas pelo governo

Por:

Na manhã desta terça-feira (23), um grupo de servidores e beneficiários do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas (Ipsemg) realizou um protesto simbólico ao redor do hospital Israel Pinheiro, em Belo Horizonte. O ato, caracterizado por um abraço coletivo ao edifício, foi uma manifestação contra um projeto de lei enviado pelo Governo de Minas à Assembleia Legislativa no dia 15 deste mês, que sugere significativas alterações no regime de contribuição dos servidores estaduais.

Alterações propostas

O projeto em questão propõe um ajuste nas normas do IPSEMG, o que inclui um aumento na contribuição dos servidores. Para o Sindicato dos Servidores do Ipsemg (SISIPSEMG), essa medida despreza a história e as necessidades dos servidores públicos do estado. A diretora do sindicato, Maria Abadia de Sousa, expressou sua preocupação: “Tem mais de dez anos que não reajusta o salário do servidor. A contribuição do servidor com mais de 59 anos de idade vai passar de 3,2% para 4,2%. E não teve reajuste salarial. Isso é muito pesado”.

Segundo o SISIPSEMG, os problemas no IPSEMG são fruto de um suposto descaso do governo estadual, que não teria feito os investimentos adequados nem proporcionado contrapartidas justas ao instituto. Além disso, o sindicato acusa o projeto de ser uma tentativa de desmantelamento do Ipsemg.

Impacto nos serviços

Maria Abadia também comentou sobre os efeitos da redução de pessoal no funcionamento do instituto. “Não houve reposição dos servidores. Ao longo dos anos, não teve concurso. Não repôs o pessoal da assistência médica, do administrativo. Se diminui o número de servidores do Ipsemg na saúde, é claro que vai impactar. Para melhorar, é mais servidor. Temos um concurso em aberto. Queremos que convoquem mais servidores para melhorar o atendimento”.

Debate no legislativo

Não há previsão de paralisação das atividades por parte dos servidores do Ipsemg, mas o sindicato destaca que o atendimento já está comprometido devido ao baixo número de servidores. Outras manifestações estão previstas. Uma audiência pública ocorrerá na Comissão de Administração Pública da ALMG, para discutir detalhes do projeto.

Maria Abadia expressou a necessidade de diálogo. “Vamos acompanhar o projeto, trabalhar na Assembleia, conversar com os deputados. Alguns pontos precisam ser retirados, outros a gente até concorda que precisa. Isso tem que ser uma conversa com todos os sindicatos. O servidor não pode pagar essa conta sozinho”.

Tags: greve
Home » Política » Servidores protestam contra projeto de aumento da contribuição em BH

Notícias Relacionadas