Vereadores assumem cargos na Câmara Municipal de BH após cassação

Professora Nara e Preto tomaram posse após a cassação da chapa do PROS devido à fraude na cota de gênero

Por:

Os vereadores Professora Nara (Rede Sustentabilidade) e Wagner Messias, conhecido como Preto (União Brasil), assumiram seus cargos na Câmara Municipal de Belo Horizonte (Câmara de BH) nesta segunda-feira (25), após a cassação da chapa do PROS por fraude na cota de gênero. Essa situação levou à perda de mandato dos ex-vereadores Wesley Moreira (Progressistas) e César Gordin (Solidariedade).

Chegada de novos vereadores

Preto inicia seu sétimo mandato como vereador da capital mineira, após sua primeira eleição em 1997. Em 2020, ele não conseguiu a reeleição e ficou como primeiro suplente do partido Democratas, hoje União Brasil. “Me sinto muito honrado em voltar à Câmara de BH. O tempo é curto, mas honramos a cidade. Podem contar comigo naquilo que eu puder ajudar”, declarou.

Por outro lado, Professora Nara, com mais de 33 anos de atuação na comunidade da Vila Maria, no bairro Jardim Vitória, assumiu uma cadeira na Câmara pela Rede Sustentabilidade. Em seu discurso de posse, afirmou que sua “principal defesa é a educação de qualidade”.

“Nossa função é que todo jovem tenha a mesma oportunidade de crescimento, independente de sua condição socioeconômica. Vamos transformar BH pela educação”, disse Nara.

Consequências políticas

A mudança não beneficia o prefeito Fuad Noman (PSD), pois tanto Moreira quanto Gordin faziam parte da base do Executivo na Câmara. A tendência é que Preto também seja da base, enquanto Professora Nara faça parte do grupo de oposição, ligado ao presidente da Casa, vereador Gabriel Azevedo (MDB).

Cerimônia de posse

A cerimônia de posse dos dois vereadores foi rápida, durando aproximadamente 15 minutos. O plenário da Câmara estava repleto de apoiadores dos dois novos vereadores.

Entendendo o caso

O PROS teve os votos anulados após o TSE entender que o partido lançou “candidaturas-laranjas” para fraudar a cota de gênero nas eleições municipais de 2020. A decisão resultou na cassação de todos os candidatos do PROS naquela ocasião, incluindo a perda de mandato de Gordin e Moreira.

Tags: Câmara Municipal
Home » Política » Vereadores assumem cargos na Câmara Municipal de BH após cassação

Notícias Relacionadas