Vice-governador de MG critica política federal e defende agronegócio

Mateus Simões expressa preocupações com as políticas públicas federais e destaca os desafios do setor agrícola em Minas Gerais

Por:

Durante um evento em Belo Horizonte, o vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões (Novo), criticou o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). As declarações ocorreram na apresentação do balanço financeiro do agronegócio de 2023, organizado pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg).

“Estou muito preocupado com alguns eventos mais recentes. Acho que vamos precisar de união e de foco para combater alguns equívocos que estão sendo praticados em termos de política pública”, disse Simões durante o evento.

Ele também comentou sobre os problemas específicos no setor de laticínios, enfatizando a competição desleal com produtos importados. “O leite é o nosso grande desafio em termos de valor porque estamos sofrendo com essa importação predatória da Argentina e do Uruguai, mas os nossos lacticínios têm respondido bem”, continuou.

Críticas às políticas federais

Em um tom mais severo, Simões criticou diretamente medidas recentes do governo federal que afetaram o agronegócio. “O governo federal não está errando só com Minas Gerais. Está errando com os produtores de outros estados. Semana passada nós tivemos dois exemplos claros: uma medida provisória que faz com que a gente leve prejuízos bilionários para o setor de carne e de grãos – reoneração através de PIS e COFINS dos exportadores – e com esse leilão horroroso do arroz que foi feito, prejudicando os produtores do Rio Grande do Sul. Não bastasse o problema causado pelo clima, agora o governo federal resolveu acabar de destruir”, afirmou.

Tags: lula, matheus simões
Home » Política » Vice-governador de MG critica política federal e defende agronegócio

Notícias Relacionadas