Funcionárias de hospital são investigadas por desvio de vacina em BH

Duas funcionárias do Centro de Saúde Noraldino Lima são suspeitas de desviar doses da vacina contra a gripe

Por:

Duas funcionárias do Centro de Saúde Noraldino Lima, localizado na região Oeste de Belo Horizonte, estão sob investigação após serem acusadas de desviar 12 doses da vacina contra a gripe. O incidente, que ocorreu há duas semanas, está sendo examinado pela Corregedoria-Geral do Município.

Denúncia de desvio

Segundo uma denúncia feita ao jornal O Tempo, uma enfermeira foi solicitada por outra funcionária da unidade para aspirar 12 doses do imunizante em uma seringa. A motivação apresentada seria para imunizar familiares e amigos da funcionária, que não fazem parte dos grupos prioritários definidos para a vacinação.

As doses foram administradas fora do ambiente do centro de saúde, configurando uma prática irregular. Conforme as políticas de saúde vigentes, somente pacientes acamados e debilitados podem ser vacinados em suas residências, e ainda assim, necessitam de autorização expressa do gestor responsável pelo centro de saúde.

Em resposta à situação, a Prefeitura de Belo Horizonte emitiu uma nota oficial. “A Secretaria Municipal de Saúde informa que recebeu a denúncia, via Corregedoria-Geral do Município. O caso está em investigação”. A Corregedoria foi questionada para mais esclarecimentos, e novas informações serão adicionadas conforme o caso progride.

Grupos prioritários para vacinação

As vacinas aplicadas, de tipo trivalente, oferecem proteção contra os vírus influenza A (H1N1 e H3N2) e influenza B. O público alvo inclui crianças de 6 meses a menores de 6 anos, trabalhadores da saúde, gestantes, entre outros grupos prioritários especificados pelas diretrizes de saúde pública.

Tags: saúde
Home » Cidades » Funcionárias de hospital são investigadas por desvio de vacina em BH

Notícias Relacionadas